quarta-feira, 17 de março de 2010

Posturas dos ovos

Aproximadamente 2 meses após o acasalamento a fêmea põe o primeiro ovo.
Alguns dias antes da postura dos ovos a fêmea pode emagrecer um pouco, suas fezes passam a ser mais abundantes e pastosas, e como ela passa a ter o costume de defecar no mesmo lugar, é comum que o criador se espante e fique preocupado ao ver que no fundo da gaiola há uma verdadeira "montanha de excrementos"!!! Mas não há motivo para maiores preocupações visto que isto é normal.
A carúncula da fêmea se torna mais clara e lisa e na presença do ninho ela começa a postura e a incubação do ovo. Caso ainda não haja o ninho, a fêmea tem de fazer um grande esforço para se manter no puleiro enquanto tenta expulsar o ovo. Normalmente a postura sobre o puleiro é um ato muito doloroso para a fêmea, e esta grita de dor e levanta as asas no intuito de aliviar seu sofrimento.
O ovo normalmente é ignorado ou destruído, quando não se quebra devido ao impacto com o fundo da gaiola.
Após seis ou sete dias no choco um ovo já nos pode mostrar se esta pronto para nos dar um filhote ou se pode ser descartado. Basta para isto observá-lo sob um foco de uma lanterninha fina e bem potente como na foto. É aconselhável deixar um ou dois ovos mesmo que não estejam férteis, pois servirão como apoio para que os pequenos filhotes não sejam pisoteados

Um comentário:

  1. , Este textoo diz as posturas dos ovos e quanto tempo as femias demoram para colocar tds os ovos e como saber se os ovos estao galados(Com filhotes)

    ResponderExcluir